[REVIEW] Saiba como fazer uma campanha de “pré-ouvir” no Spotify

[REVIEW] Saiba como fazer uma campanha de “pré-ouvir” no Spotify

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domingo, 10 março 2019
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A ferramenta pré-ouvir permite que você crie expectativa para sua nova música no Spotify antes da data de lançamento.

Ter um número grande de vezes em que sua música foi ouvida em “streaming” nos primeiros dias após seu lançamento pode ser um indicativo de sucesso para seu single ou álbum no Spotify, porque mostra para o Spotify que sua música vale a pena ser compartilhada com usuários através de:

  • Playlists de algoritmo (como Release Radar e Discover Weekly)
  • Notificação por e-mail
  • Playlists oficiais do Spotify’
  • E mais

Mas o algoritmo do Spotify não está interessado só no número de plays que você tem no Spotify; ele também está procurando por qualidade na proporção de engajamento por streaming. O que significa que, de todas as pessoas que ouviram sua música, quer saber quantas salvaram o som na sua biblioteca ou o usaram em playlists.  É isso o tipo de atividade que fortalece sua música na plataforma.

Com uma campanha de pré-ouvir no Spotify, você tem a oportunidade tanto de demonstrar a qualidade do seu som quanto a capacidade de arregimentar quantidades, aumentando em muito o número de vezes que sua música será tocada em streaming no total E TAMBÉM conseguindo que seus fãs coloquem sua música na fila para ouvir assim que for lançada.

O pré-ouvir é geralmente usada por celebridades como o Kendrick Lamar, e Miley Cyrus. Essa ferramenta agora também está disponível para artistas independentes, graças à parceria da CD Baby que é especializada em fornecer ferramentas de marketing: a Show.co.

O que é pré-ouvir do Spotify?

Parecida com a pré-venda de downloads no iTunes e na Amazon, uma campanha promocional de pré-ouvir no Spotify te oferece uma janela de tempo em que os seus fãs podem FAZER algo com a música que você está promovendo antes de ser lançada — o álbum ou single.

Não faz sentido compartilhar seu ânimo com o lançamento em um tweet ou e-mail em que ninguém vai poder clicar para salvar a música e ouvir depois, ou comprá-la! Com o pré-ouvir, você pode incentivar seu público no Spotify a agir no período que precede o lançamento. Pode fazer isso realizando sorteios ou oferecendo benefícios exclusivos, enquanto garante que sua música terá o maior impacto possível no Dia Um (o que, repito, é um fator crucial no desempenho que essa música vai ter no algoritmo).

Assim como as pré-vendas de downloads, que são contabilizadas no primeiro dia de lançamento (aumentando suas chances de entrar nas paradas), quanto mais pessoas colocarem sua música no pré-ouvir do Spotify, mais impressionante a atividade de primeiro dia de streaming será.

 

Então como se faz uma campanha de pré-ouvir no Spotify?

 

  1. Defina uma data de lançamento e trabalhe de trás para frente

Se você vai disponibilizar sua música para “pré-ouvir” um mês antes do lançamento, isso significa que você vai precisar começar a trabalhar com muito tempo de antecedência.

Se todas as informações sobre o seu lançamento estiverem registrada corretamente durante o processo de distribuição, a CD Baby pode entregar sua música para o Spotify na velocidade de um raio, mas eu ainda recomendo uma semana ou duas de antecedência.

Por exemplo, se você quer que sua música esteja no Spotify no dia primeiro de dezembro, e você quer que sua campanha de pré-ouvir comece em primeiro de novembro, eu sugiro que até o meio de outubro você tenha registrado tudo com sua distribuidora. Veja como abaixo.

  1. Distribua sua música

Como eu mencionei no passo acima, você vai precisar de um distribuidor para colocar sua música no Spotify.

Durante o processo de inscrição, você vai colocar a data de lançamento que deseja. Depois que seu lançamento estiver pronto, vamos entregá-lo para o Spotify — e para todos os serviços de download e streaming que são nossos parceiros — e essas plataformas vão disponibilizar seu som no dia do lançamento.

  1. Descole seu URI do Spotify

O que é um URI do Spotify?

Um URI do Spotify é um “unique identifier”, ou RG único, de uma música, um álbum ou uma playlist do Spotify. Ele é diferente de um link (URL), que é um endereço da internet.

Você pode encontrar o URI de qualquer música QUE JÁ ESTEJA no Spotify clicando no símbolo redondinho que aparece ao lado da canção, álbum ou playlist dentro do Spotify. Ele vai ter uma cara assim: spotify:album:5HsLJuoLxi83psFBAhAAe7

Mas como você acha o URI de uma música que ainda não foi lançada no Spotify?

Não é possível fazer isso. Ao menos não por conta própria. Então peça ao seu distribuidor que mande o URI, que eles vão conseguir usando as informações mágicas de API que têm.

De novo, isso pode demorar um tempinho, porque o Spotify tem de receber a sua música antes de poder criar um URI e mandá-lo para o distribuidor, então faça esse processo com alguma antecedência

Depois que você tiver o URI…

  1. Descubra como você vai recompensar os fãs que entraram no pré-ouvir

Talvez ser o primeiro a ouvir uma música possa ser suficiente para os seus fãs. Mas se você está tentando aumentar o interesse, vale a pena pensar em outras opções para recompensar quem entrar no esquema de “pré-ouvir” quando chegar na página da sua campanha.

Sortear uma camiseta? Dar acesso ao backstage? Permitir que essas pessoas ouçam faixas exclusivas?

Depois que a pessoa clicar em “pré–ouvir”, você pode encaminhá-la para um lugar onde vai haver um link, uma música inédita ou uma experiência exclusiva. Ah, e se você estiver fazendo esquema de sorteio de brinde, você também vai ganhar os dados de contato dessas pessoas.

  1. Crie uma campanha de pré-ouvir com a Show.co

Com o pacote Gold (ou Platinum) da Show.co, você pode ter até cinco campanhas rolando ao mesmo tempo, inclusive campanhas de pré-ouvir no Spotify.

Para lançar uma campanha de pré-ouvir com a Show.co:

  • Faça login na sua conta da Show.co
  • Clique em “New Campaign”, ou “Nova Campanha”
  • Selecione “Social Unlock”, ou “destravar redes sociais”
  • Escolha “Spotify: Pre-Save” do menu de campanhas que vai aparecer
  • Coloque o link da Spotify da faixa ou do álbum
  • Coloque a data de lançamento
  • Customize a aparência e as mensagens da sua campanha
  1. Encontre um gancho

“Ouça meu single primeiro” pode ser uma boa frase para vender o som para os seus fãs mais ferrenhos, mas tente achar um gancho, algo que vá ter apelo emocional para as pessoas.

Uns exemplos reais que me vêm à mente:

  • “Ouça a música que fez a gente ser expulso do palco.”
  • “Ouça a música que me fez mudar para uma cidade a 800 km de casa.”

Qual é a história humana, o drama, o mistério que está por trás da sua música? Use isso na sua campanha de Show.co.

  1. Divulgue o pré-ouvir

Depois que sua campanha de Show.co estiver pronta, compartilhe pelos seus (e-mail, social, etc.).  E não esqueça de colocar um link na página de pré-ouvir sempre que você publicar qualquer coisa relacionada ao seu novo single ou álbum.

Como você pode ver, para fazer pré-ouvir é preciso ter um pouco de coordenação e de planejamento, mas vale a pena esse esforço, se você estiver a fim de causar o maior impacto possível no Spotify (e ser notado pelo algoritmo do Spotify).

Também vale dizer que, na data oficial do lançamento da sua música, a sua campanha da Show.co vai mudar automaticamente de “pré-ouvir” no Spotify para “ouvir”.

Esta matéria foi originalmente publicada no site somosmusica.com.br pelo autor Chris Robley e nós da Universo EDM compartilhamos do texto para informar o público que desconhece a ferramenta e talvez ajuda-los a atingir o topo com sucesso.

 

Tatiane Batassa

Paulista de 26 anos com tamanho de 15. Publicitária e Social Media. Colaboradora desde 2017. Fã de carteirinha do Lollapalooza Brasil e suas ativações. Gosta de criar alguns conteúdos diferentes para o portal.

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