5 Impactos do COVID-19 na música eletrônica

5 Impactos do COVID-19 na música eletrônica

4
875
0
terça-feira, 17 março 2020
Artigos

Com a crescente onda de contaminações do novo corona vírus, diversas repercussões econômicas e sociais acontecem no Brasil e no mundo. Com a música eletrônica não é diferente. Confira abaixo 5 impactos do COVID-19 na música eletrônica pelo mundo.

Adiamento/Cancelamento dos rolês

Quem está atento às redes sociais já deve ter percebido a onda de cancelamentos e adiamentos das grandes festas e festivais pelo mundo. Tomorrowland Winter (França), Ultra Music Festival (EUA) e Lollapalooza (Brasil, Argentina e Chile) que aconteceriam nos próximos dias, já sofreram tal impacto.

Estes cancelamentos/adiamentos afetam não só os bolsos dos fãs mas também os seus corações. Quem estava ansioso a meses pela curtição, agora terá que esperar mais.

Tal medida é necessária pois o novo corona vírus tem a propagação por contato direto, o que significa que grandes aglomerações são uma bela oportunidade para o vírus fazer uma micareta.

É interessante notar como existe uma comoção mundial por parte dos órgãos governamentais. Exemplos disso são o governo alemão que prometeu assistência financeira aos artistas afetados pelos cancelamentos, e a ABRAPE (Associação Brasileira dos Promotores de Eventos) que recentemente adotou uma campanha de incentivo à não solicitação de reembolso quando um evento é adiado.

https://www.instagram.com/p/B90I3ArFA4V/?utm_source=ig_web_copy_link

Torcemos para que as contaminações pelo mundo diminuam, e que as pessoas afetadas se curem com rapidez. Assim mais vidas são salvas, e mais festas acontecem.

Live sets Online

Como consequência de uma consequência, os Live Sets Online podem ser uma boa saída para os DJs atentos.

Para aqueles profissionais que entendem o sofrimento dos fãs e querem se manter no topo nas redes sociais, os Lives sets Online são oportunidades gratuitas à serem exploradas. Diversas ferramentas podem fazer a transmissão global, que pode conectar todos aqueles que se mantêm em quarentena, como também aqueles que tiveram seus rolês cancelados. Os DJs Jauz e Diplo são os destaques desta opção.

Embora o DJ Jauz tenha feito o seu live set em Janeiro, antes do BOOM do novo corona vírus, com o objetivo de lançar seu EP “Dangerous Waters”, ele mostrou que é possível fazer um grande evento online sim! O show de meia hora transmitido pelo youtube mostra excelentes efeitos visuais conceituais misturadas a interações esporádicas do DJ com os telespectadores (exatamente como nos shows ao vivo).

Já o nosso querido Diplo assumiu o comando e toma a frente para manter-se no coração e na noite dos fãs. Em suas redes ele convida todos a curtirem de suas casas:

Enquanto estivermos todos em quarentena auto-imposta e eu estiver impedido de fazer shows, vou ser criativo e criar sets e shows aleatórios ao vivo da minha casa.

Diplo

Onda de Produções

Sendo o principal ganha pão dos DJs, as festas e festivais vão causar grande impacto no bolso dos nossos artistas favoritos. Para aqueles que entendem a gravidade da situação, procurar outras opções de entrada de dinheiro é uma realidade dura e cruel que deve ser pensada. Por isso, é hora de produzir!

Cada DJ tem seus próprios métodos criativos, mas é tempo de forçar a imaginação e começar a colocar ideias em prática. Ao produzir novos hits, os DJs garantem um futuro mais concreto na carreira, uma oportunidade de monetização por streaming e um buzz social.

Com a quarentena e reclusão social, teremos muitos artistas se obrigando a produzir mais. E cabe a nós, fãs fritos, aguardar ansiosamente esta onda de músicas novas.

Força nas Redes Sociais

Nas redes sociais só se fala do novo corona vírus. Tal assunto, embora saturado, é importante para alertar a população e prevenir que a contaminação continue por mais tempo. Nossos artistas favoritos também nos alertam e no comovem.

Com a reclusão e a quarentena, os DJs e festivais com sensatez orientam seus fãs que se cuidem. Como exercem os papéis de influenciadores, os DJs e festivais devem tranquilizar e incentivar que seus seguidores tomem atitudes sanitárias. A campanha #SAVETHESUMMER já tomou conta do Instagram.

View this post on Instagram

#SAVETHESUMMER

A post shared by Tomorrowland (@tomorrowland) on

House Party’s

Quem lembra das festinhas no apartamento do amigo? Estas talvez sejam a melhor forma de passar a sexta ou o sábado à noite.

Com a aglomeração sendo evitada ao máximo, convidar os amigos mais próximos para se reunir e “curtir” a quarentena é o mais indicada para os foliões. Não existe melhor exemplo da eficiência destas festas do que os vídeos da Itália que viralizaram.

E quem é esperto se destaca! Vemos hoje diversas playlists disponíveis no Spotify que acompanham o mood dos ouvintes. A novidade do momento é a playlist da quarentena.

Ouça agora a playlist RAVE FROM HOME preparada pelo festival Untold que acontece na Romênia em Agosto.

Mas lembre-se: não corra riscos desnecessários, não incentive contatos com infectados, higiene e segurança sempre!

Leonardo Prata

Amante de música eletrônica since 2010 - 24 anos - Publicitário - EDM - House - Bass - Trance - Hardstyle - #Farofe-se

19 posts | 0 comments